Redes Sociais

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A SOMUT- SOCIEDADE MUSICAL TIANGUAENSE MOSTRA-SE INDIGNADA COM O DESCASO DA SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO À ORQUESTRA FILARMÔNICA DE TIANGUÁ



A Sociedade Musical Tianguaense-SOMUT é uma entidade filantrópica que trabalha exclusivamente com o social. Fundada em 1985 pelos Saudosos Dr. Edvaldo Moita, Sr.Jatir Portela, Desembargador Walter Nogueira, Sr. Francisco Cordeiro de Vasconcelos e muitos outros que abraçaram a ideia extraordinária de formarem uma banda de música em nossa querida Tianguá, completará 28 anos em setembro próximo, 


Maestro Ângelo Moita, Iolanda Moita e Dr. Paulo (Superintendente da Receita Federal)
quando, com muito orgulho abraça uma população de mais de 4.000 músicos passados pela batuta do Maestro Ângelo Moita, que, com a força e apoio de sua companheira e esposa a Professora Iolanda Medeiros e Moita, Presidente da SOMUT desde 1999, realizam excelentes projetos culturais de valores incalculáveis na cidade de Tianguá, priorizando a melhoria de vida de crianças e jovens adolescentes das áreas de risco do município, dando-lhes a oportunidade de descobrirem talentos, aumentarem sua bagagem cultural, formando cidadãos através da musicalidade.


Evento promovido pela SOMUT contou com autoridades como: Monsenhor Tibúrcio, Dr. Albery Nunes, Vanderley Portela (ex vice-prefeito de Tianguá).

A SOMUT dispõe de aulas diárias de música e tem como referência a Orquestra Filarmônica Dr.Edvaldo Moita, que hoje, renomada e conhecida em vários estados e capitais brasileiras, é destaque nos eventos alusivos à cidade de Tianguá, do Governo do Estado, de grandes distritos e centros industriais, empresas cearenses, e carro-chefe nas inaugurações e festas de aniversários da Receita Federal em Fortaleza-CE, Teresina-PI e São Luís-MA. Disputada em Festivais, onde conquista na maioria das vezes o primeiro lugar, faz shows que encantam o público, sempre aplaudida de pé, recebendo troféus e elogios por mérito na inclusão de melhor projeto educacional do estado do Ceará.



Esta distinta orquestra é o veículo de maior divulgação cultural que Tianguá possui, como amostra de uma cidade que valoriza a responsabilidade social e caracteriza o patrimônio histórico sócio-político-econômico e cultural de sua região. A SOMUT é um grande trem de oportunidades, no qual os vagões estão sempre lotados, e a cada parada os que o deixam são EXEMPLO e seus sucessores a ESPERANÇA de um mundo melhor! Esse grande trem de amplos vagões passa chamando, encantando, disseminando alegria nas casas de centenas de crianças nossas, que esperam, que sonham e que realizam.

Despedida de uma das
componentes da banda,
hoje engenheira civil.
Apoiada pela Prefeitura Municipal de Tianguá durante 12 anos através de um convênio de prestação de serviços e grande parceria nos mais audaciosos projetos de prevenir menores contra a oferta da droga, da marginalidade e da prostituição infantil, transformando a qualidade de vida de muitas mães que tinham seríssimos problemas com filhos menores e conseguiram superá-los com a chance que tiveram com a SOMUT, de conhecerem a música, de viajarem, de se destacarem, de brilharem como seres humanos, de conhecerem o novo, de se apresentarem em belos palcos e serem reconhecidos por autoridades de ilibadas instituições, passagem ímpar em qualquer histórico de vida.

Infelizmente, ao tentarmos com a Prefeitura Municipal de Tianguá-PMT a renovação do convênio para darmos continuidade a esse trabalho máster em formação de cidadania e benefícios notórios a esses meninos, recebemos um NÃO como alternativa única, fato que provocou tamanha indignação a todos que fazem parte da Sociedade Musical Tianguaense-SOMUT. O descaso com a possibilidade da realização de novos projetos preventivos e disciplinares que seriam aplicados na versão da nova gestão, face à Secretaria de Cultura do Município, diante de todo um complexo de ideais já traçados em papel que envolveria a arte nas praças, a exaltação de datas comemorativas e o carnaval, como demais outros eventos paralelos com a alegria que a música nos proporciona, nos deixou perplexos e surpresos por não querermos acreditar que a PMT não queira interagir neste preito de aplicarmos todos esses conteúdos benéficos na metodologia com a qual trabalha a SOMUT, que já provou gerar resultados positivos.

A não preocupação com os prejuízos, que com certeza virão atingir a população, como consequência de um ato sem classificação como a violência, a ociosidade e a frustração de novos sonhadores que não terão a felicidade e satisfação de ver meninos guerreiros, pequeno-grandes artistas representando nosso Tianguá em importantes centros culturais, será repercussão nos mais e mais eleitores que acreditaram num Tianguá melhor. Acreditamos na superação de dificuldades da PMT e na contraproposta que poderá nos apresentar.


Turma de iniciantes apresentando-se durante evento promovido pela SOMUT.
A população menos prestigiada, a sociedade em massa e centenas de pessoas do bem agradecem a disposição das autoridades de repensarem no proposto, considerando que a SOMUT deu o melhor de si ao longo desses anos pela causa que defende: A valorização da classe digna que vota, da classe crente que escolhe, mas que também se decepciona.

O apelo da SOMUT à Secretaria de Cultura do Município, nosso cumprimento às autoridades que fazem a Prefeitura Municipal e um forte abraço à população de Tianguá!

Iolanda de A. Medeiros e Moita
Presidente da SOMUT

Contatos: (85)99824813 e (85)99843316 ou (88)93050085 e (88) 92195505.


Contribua doando seu cupom ou nota fiscal, a banda tem urnas espalhadas por diversos estabelecimentos comercias de Tianguá-CE. Seja amigo da SOMUT!


25 comentários:

  1. Que importante essa notícia da historia da banda de musica.Estou longe de Tianguá,mas fui aluno por 4 anos da SOMUT e sou fã dessa turma que acredita no futuro bom e sabe que as crianças de hoje são nossos representantes amanhã.Vão longe com suas buscas e argumentos para uma conquista de parceria com a prefeitura.Com certeza o sr. Prefeito reconsiderará sua proposta.O que é do bem permanece!Um abaraço à toda a galera da SOMUT,da bandinha do seu Ângelo.meu nome é Gean Carlos.Hoje tenho 32 anos.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola,presidente da SOMUT.Parabéns pela força que dá pro nosso Maestro,pelo seu interesse e dedicação com a população de menores em nossa Tianguá através da sua banda de música.Talvex nem todos saibam,mas Gostei.você,d.Iolanda dedicou parte de sua vida, desde 1985 quando eu já era da banda com o seu Angelo acreditando nesse povo daqui de Tianguá e vc por já ter título de cidadã Tianguaense,que recebeu da cãmara na festa dos 25 anos da SOMUT merece nosso aplauso e tiramos todos da banda e da somut o chapéu pra senhora.Não pare,voces fazem a parte de vcoês.Vamos pegar esse trem da banda todos nós.E se precisar vamos pra camara.Tudo de bom.Parabéns!Não deixem a banda parar de tocar.
    Sou o Luis Carlos.

    ResponderExcluir
  3. "Uma população não se ENGANA,pra Tianguá queremos a BANDA!"
    Para as autoridades verem e ouvirem Urgente!Sentimos falta da banda nas praças e nas festas que estão havendo!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras pra descrever o sentimento; misto de angustia, tristeza, revolta; impossível definir tamanho descaso com a população Tianguaense. No entanto ainda tenho fé que pode ser mudado, que possa ser, de alguma forma solucionado toda essa questão e enfim possamos aplaudir e homenagear não só os músicos, a diretoria, os responsáveis mais também os políticos, os administradores e até quem sabe os empresários de boa fé que por ventura possam apoiar e acreditar no projeto. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua matéria sra.Iolanda Moita.Não se preocupe que o trabalho de vocês é reconhecido por muitos em Tianguá.Sabemos o que representa a musica na vida desses milhares de meninos que sentaram nas cadeiras da Somut,portanto este trabalho nao pode parar.Se chama corrente do bem.tenha calma que vocês com certeza colherão mais frutos bons,porque sua árvore é do bem.
    marquinhos ex da banda.(Tianguá)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à todos que fazem a SOMUT!Trabalho admirável!Não conhecíamos assim a história.Tô feliz por ser Tianguaense.

    ResponderExcluir
  7. Pra frente Tianguá,com a SOMUT.

    ResponderExcluir
  8. Cadê a turma da SOMUT que ainda não foi pra rua GRITAR,REINVINDICAR?ACULTURA É TUDO NESSA CIDADE MINHA GENTE!VAMOS PREFEITO ENCARA ESSE POVO E FAZ A DIFERENÇA NESSA CIDADE SILENCIOSA,SEM MUSICA,SEM ALEGRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura representa a identidade de um povo. É lamentavel assistirmos a esses absurdos cometidos a todos os profissionais da cultura.
      Saibam que nenhum poder pode sufocar ideais, vamos seguir em frente, mostrando que podemos mais, pois cultura se faz com sensibilidade, inteligencia, humanizanização e sobretudo determinação e força espiritual...
      Vania Vasconcelos

      Excluir
  9. Há horas estou aqui lendo essa historia e pensando no quanto Tianguá ainda precisa para ter cultura.A única coisa bonita e alegre que tem nessa cidade é a banda de música que anima as festas e mais festas,religiosas,de aniversários,de casamentos,da prefeitura,no 7 de setembro.Ou meu Deus que saudade do dr. Luis que abraçava esses meninos e apoiava o trabalho da Iolanda e do Ângelo,que vivem pra ajudar esses meninos.Pena não seu eu a prefeita hoje.Vá lá sr. prefeito Jean Azevedo!Se puder e conseguir mude a realidade hoje de nossa cidade.Tianguaenses agradecem.sinto muito pelo que está acontecendo agora com a somut.Vergonha de ser de Tianguá.Quando melhorar me avisem.
    Maria de Fátima-Laurão

    ResponderExcluir
  10. É impressionante como sempre nos deparamos com situações desse tipo!
    Quando que a cidade, o estado, o país reconhecerá que a cultura é essencial?? Quando perceberão que a cultura transforma, executa, revoluciona? Muitas cidades não possuem outra forma de expressão cultural que não seja um grupo musical, uma banda de música, uma orquestra e muitas dessas exaltam a cultura. Fachada. É inadmissível parar uma organização cultural. O que é engraçado é que paredões de sons que incomodam a sociedade, que incitam a violência, o álcool, A IRRESPONSABILIDADE, esses podem... Esses recebem auxílios e incentivos das entidades muitas vezes municipais... Mas uma formadora de personalidade, uma forma de educação, de moldar um jovem, tirar do ócio, dos vícios, dar qualidade de vida a essa crianças e jovens, esse tipo de projeto, de amparo eles querem barrar! Costumo sempre utilizar encerrar falas com uma citação do nosso secretário da cultura do estado do Ceará, onde diz: "Cultura não é despesa. Cultura é investimento."

    ResponderExcluir
  11. Bom.Muito bom.O importante na vida é divulgarmos o que se faz de bom em prol do bem próximo.Tianguá possui uma organização dessas há quase 28 anos e ainda sofre um descaso desses.Isso é extremamente vergonhoso para a população.É um desrespeito tremendo com as pessoas que buscam oferecer uma melhor condição de vida e cidadania para pequenos que necessitam.Tianguá já bem desprovida de cultura e ainda ficam patinando,com duvidas se fazem ou não uma parceria com a somut.É realmente constrangedor autoridades.Porque não se manifestam,pelo menos em resposta à somut?Taí uma idéia se posicionem.procurem a diretoria da Somut e deem o apoio necessário para beneficiar nossas crianças.Eu espero que tudo se acerte e que ja ja possamos ver a bandinha tocandoo na festa de Nossa Senhora Santa,como todo ano toca.Sou professora aposentada,mas estou triste com essa causa injusta.

    ResponderExcluir
  12. A banda de música é um projeto lindo e de resultados fantásticos,o apoio moral que recebemos e os conselhos ficam pro resto da vida.Tirar os jovens da rua e dar uma oportunidade de crescimento,de participar de um grupo e conhecer lugares diferentes é um Dom que o Maestro Ângelo tem.Esse trabalho não deveria morrer nunca e eu acho uma vergonha que a prefeitura municipal de Tianguá não esteja apoiando esse projeto cultural. Força Ângelo,Tianguá inteiro esta com você! E obrigado pelos ensinamentos que certamente não esquecerei nunca.(Jordeane Araújo-ex integrante da orquestra)

    ResponderExcluir
  13. Este recado é para o prefeito Sr.Jean Azevedo:Me diga porque o sr.não resolve o problema da banda de musica?Como será o 7 de setembro sem a banda?Nao vai prestar,não desfazendo das escolas porque a banda é o desfile de cultura viva.Por favor procure eles e resova.
    Raquel ex da banda

    ResponderExcluir
  14. Sou Aluno da Bande de Música a 6 anos. Tive a oportunidade de conhecer vários lugares e me diverte muito. Mais é uma pena que o atual Prefeito de Tianguá queira tirar essa unica oportunidade dos jovens, pois não renovou o convenio. Graças ao Maestro Ângelo Moita e sua esposa Iolanda Moita, descobri que a música é parte de minha vida e vou segui-la com profissão.
    Ajude a Banda de Música doando seu CUPOM FISCAL.
    Ícaro Fontenele Carvalho - Saxofonista.

    ResponderExcluir
  15. Fico estarrecido com essa situação!
    É tanto Patrocinio para coisas que não Contribuem, enquanto que a Arte e a Cultura não são valorizadas nessa cidade que tem sido continuamente descaracterizada com contra-valores e posturas quase sempre equivocadas. O que é Arte e Cultura mesmo nesse lugar que continua esquecendo suas essencias?
    Isso é triste... Esperamos que a administração compreenda e valorize as contribuições da SOMUT para com a sociedade tianguaense.
    Mard

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao casal Ângelo e Iolanda e seus filhos,pela grande família que adotaram.Sabemos que vocês e seus filhos são envolvidos nesse projeto e que todos tem a mesma força de vontade!Isso é magnifico pois são pessoas capacitadas,felizes e realizadas,por isso fazem bem às outras pessoas.Quem é do bem não promove nenhum constrangimento em ninguém.Promove sim alegria e contentamento,porque todos temos chance de fazermos isso.Só não faz que é desprovido de sentimento bom.Li a declaração todinha e fico muito encantada com as palavras que Iolanda escreveu.Fui aluna da D.Iolanda no IET e nunca esqueci das palavras que ela me disse uma vez,pra toda ano na época:Vivam com gosto e promovam sempre o bem.Se não puderem,não faça nada,mas também não prejudique.Pois é Senhor Jean vamos pensar em não prejudicar esse casal jovem ainda,e que faz 28 anos que sonham o mesmo sonho.Quem é feliz,só pode querer ver o outro o próximo feliz também.

    ResponderExcluir
  17. Lorenice disse:Sabemos do trabalho da somut.A banda de musica do Angelo e da Iolanda ja é um patrimonio da Ibiapaba mesmo.Eles sonham,realizam,mas não podem sozinhos a dimensão que tomou a somut é grande e tem q ter apoio gente nao so da prefeitura.Cade as autoridades,os empresarios,os amigos que so gostam de ver a banda tocar,mas nao sabe a minima das dificuldades de ter um resultsdo desses.To muito orgulhosa da banda ja ter se apresentado em muitos estados levando onome de tiangua.O maestro e a Iolanda vao levar essa banda pro exterior,e eu acredito so neles mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Capacidade de realizar trabalho não é pra qualquer um,ainda mais quando tem que conciliar Obrigações do municipio com responsabilidade social e cultura.Ai amigo,só pra quem tem formação cultural.O "TREM"da banda,segundo as palavras da Presidente passa apitando,tocando e chamando as crianças para fazer um passeio pelo conhecimento todos dias,mas a prefeitura tirou o trilho tirando a possibilidade do trem andar.Ave maria.O nome desse trem é SOMUT.Eu gosto da ideia e apoio.

    ResponderExcluir
  19. Falar de cultura é falar do Maestro Ângelo Portela Moita,Tianguaense,casado com uma mulher extraordinária que tive a felicidade de conhecer e muito bem, a Senhora Iolanda Moita,pessoa bacana,educada,distinta,filha de casal de médicos e de alta bagagem cultural.Conheço esse casal,Ângelo e Iolanda da época em que eles casaram e fui apresentada a ela numa tocada na festa de Santana na frente da catedral,ela era muito novinha ainda e estava gravida de primeiro filha,mas me recordo bem que eu perguntei pra ela se estava disposta a acompanhar a banda e o desejo do Ângelo.Ela me respondeu que ao conhecê-lo e ao casar-se com ele estava abraçando todos os seus sonhos,e que o sonho de servir também fazia parte da sua meta de vida,e que iria lutar por esta causa,que hoje temos um resultado fabuloso e que quero dizer que a expressão que ela usou em sua manifestação feita ao jornal é que a Somut é um TREM de vagões cheios de alunos cheios de esperança e que serão sempre o exemplo futuro de nosso município.Tianguá deu o título de cidadã tianguaense pra Iolanda porque eu estava lá.e deu no mesmo dia o titulo em homenagem a 25 anos da Somut e de serviço prestado à nossa comunidade.Se alguém não sabia,saibam agora.A pessoa é especialíssima,quando faz o bem ao próximo e não precisa sair dizendo.o trabalgo dela está estampado no rosto do marido Ângelo que já disse centenas de vezes nos microfones nessa praça dos eucalyptos que a Iolanda é sua metade,que sem ela ele não teria conseguido.Então cara Iolanda parabéns pelo seu trabalho,pela sua dedicação.estamos orgulhosos de tê-la em nosso meio.Que você seja muito feliz pra fazer cada vez mais feliz seu esposo,sua famiíia e centenas de meninos que a conhecem e admiram.Nos Tianguaenses agradecemos.Continuem,a riqueza é seu dom maior.Um grande amigo de vocês.Todos deveriam manifestar seus cumprimentos e tirar o chapéu para esse casal que move a cultura de nosso município.Parabéns de novo.deus ajude sempre a vocês a guiarem seus filhos e sua família no caminho do bem e da fé.

    ResponderExcluir
  20. cOmo nao ficar triste com essa noticia , pois sei o quanto essa banda representa ao povo tianguaense,e tambem conheço esta pessoa linda que conheço ha muito tempo desde menino, brincava muito com ele , mas me divertia com sua brincadeiras e tudo mais, cresceu pra ser mastro , uma dedicaçao a musica sempre estava ao seu alcance , sabendo que ele sempre dedicava a estas crianças para tira-las da rua , se preocupava tambem com cada um deles , ia aos colegio publicos para saber se ia bem de comportamento , isso deixava nos professores muitos felizes pela sua deddiaçao para com eles (meninos e meninas) aqui deixo meu repudio a sr prefeito que nada faz pra melhorar essa situaçao , meu Deus quando vamos parar com essa politicagem ? ate pq suas maes sao amigas , vizinhas ha muitos anos . vamos refletir sr prefeito!

    ResponderExcluir
  21. Alô prefeito, vamos valorizar a maior entidade cultural de Tianguá e uma das maiores do estado. Eu faço parte dessa banda e essa orquestra me traz diversos benefícios, viagens, amizades e conhecimento. A Somut não pode parar. Lilian Rafaela de Almeida.

    ResponderExcluir
  22. Como tianguaense que sou peço aos empresários e as pessoas que tem vontade de ajudar que ajudem essa banda da somut,pois sabem trabalhar com o social,sabe ajudar crianças descrentes e desprovidas de oportunidades.Esses meninos são transformados em artistas culturais e o melhor se livram definitivamente da droga e da violencia.Alguem que queira ajudar e divulgar para o mundo que eles precisam de uma sede para todas as crianças pobres de tiangua.Ana Vitória de tiangua.

    ResponderExcluir
  23. Essa banda de música "Somut" tem um longa história de batalhas e conquistas. E essa entidade vem mostrando um belicimo trabalho de crianças e jovens, e tem dado diferença nesse tiangua mostrando a cultura que tiangua tem, e o talento desses pequenos musicos.
    A somut se apresenta em praças, igrejas, inaugurações, festivais, eventos, casamentos, escolas ... E mostra para varios municipios e estados o grande trabalho que essa banda de musica de tiangua tem para mostrar.
    Com a somut eu conheci varios amigos, grandes autoridades, cidades, estados, mestres, musicos proficionais, fiz exelentes cursos, participei de festivais e muitas outras coisas de bom.
    Prefeito Jean, ajude a banda com o convenio, pois ela precisa continuar com seu trabalho,representando nosso municipio por ae fora, e mostrando oq Tianguá tem de bom para oferecer.

    Meu nome é "Vitor Araujo"
    -Sou componente da banda desde 2008.

    "Colabore vc tambem com os cupons fiscais." :D

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente, realidade conhecida em muitos cantos desse país. O pior é que, mesmo havendo projetos de alguns iluminados que visam ir na contramão do comodismo, sempre há o descaso público que sufoca essas iniciativas.

    ResponderExcluir